Exemplo de uso de sensor magnético Reed Switch com Arduino.
Quando um ímã se aproxima do sensor Reed Switch, seus terminais internos se fecham, funcionando como uma chave magnética. Isso permite que o sinal chegue ao pino configurado como entrada digital no Arduino ou ESP.
A ligação é simples, utilizando o modo pull-down, da mesma forma que se conecta um botão (push button). Quando o sensor está aberto, o sinal permanece em LOW (0). Quando o ímã se aproxima, o sensor fecha o circuito e o sinal vai para HIGH (1).
O exemplo básico acende um LED quando o sensor é ativado. Mas essa lógica pode ser usada para acionar qualquer dispositivo, como:
- Alarmes
- Luzes
- Motores
- Sistemas de automação residencial
- EndStop para impressoras 3D ou CNC
-
Monte o circuito na protoboard seguindo o esquema.png disponível na pasta Circuito no repositório.
-
Envie o código sensor_reed_switch_basico.ino da pasta Sketch para o Arduino. Nesse modo, o LED fica aceso enquanto o ímã estiver próximo do sensor.
-
Se quiser que o LED permaneça ligado após passar o ímã (funcionando como um botão liga/desliga), use o código sensor_reed_switch_toggle.ino na pasta Sketch. Assim, a cada aproximação do ímã, o estado do LED alterna entre ligado e desligado.
- Uma protoboard
- Um sensor do tipo Reed Switch
- Um Arduino ou Esp
- Jumpers/Fios para conexão
- Um led
- Dois resistores de 1k
Consulte a pasta Circuito.
Este projeto está licenciado sob a licença
Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0).
Você pode copiar, modificar e redistribuir este trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que forneça crédito apropriado ao autor.
