Script python que monitora o site do INPE e envia mensagem no Telegram e/ou no Bluesky informando os pontos de queimadas.
Após ajustar as variáveis de ambiente, opte por executar o script python ou um container docker.
URL: URL dos arquivos csv. Valor padrão:https://dataserver-coids.inpe.br/queimadas/queimadas/focos/csv/10min/;FONTE: Portal Queimadas do INPE. Valor padrão:https://terrabrasilis.dpi.inpe.br/queimadas/portal/;GEOLOCATOR_AGENT: Nome da aplicação - Valor livre;TELEGRAM_TOKEN: Token to bot do Telegram que fará os envios. Caso não seja preenchido, o script ignorará o envio para o Telegram;TELEGRAM_CHATS: IDs dos chats do Telegram que receberão as atualizações;BLUESKY_USER: Usuário do Bluesky;BLUESKY_TOKEN: Token de acesso / Senha de aplicativo do Bluesky. Caso não seja preenchido, o script ignorará o envio para o Bluesky;HORAS: Quantidade de horas a serem consideras na elaboração do mapa. Valor padrão:6;ESTADO: Unidade Federativa a ser considerada na elaboração dos mapas. Caso não preenchido, o script funcionará para todas as UFs;MAPA_CENTRO: Coordenadas do centro do mapa;MAPA_ZOOM: Nível de zoom do mapa;MAPA_LARGURA: Largura do mapa em pixels;MAPA_ALTURA: Altura do mapa em pixels;LIMITE_NORTE: Limite norte da área avaliada dos focos de queimadas;LIMITE_SUL: Limite sul da área avaliada dos focos de queimadas;LIMITE_LESTE: Limite leste da área avaliada dos focos de queimadas;LIMITE_OESTE: Limite oeste da área avaliada dos focos de queimadas.
Para executar o script em python diretamente, primeiro instale os requisitos:
pip3 install -r requirements.txt
Feito isto, defina as variáveis de ambiente e execute o script usando:
python queimadas.py
Crie o arquivo docker-compose.yaml com todas as variáveis necessárias. Utilize como exemplo o arquivo docker-compose-sample.yaml.
Execute:
docker-compose up
