Explorando a API do Spotify.
Realizar captura de dados utilizando API do Spotify, relizar o precesso de ETL para construção de uma Databese contendo as seguintes informções:
- Nome do artista
- Nome da música
- Genero
- Ano de Lançamento
- Tempo
OBS: O notebook API_Spotify_modelo1 mostra como realizar a consulta de dados no spotify sem o uso da biblioteca Spotipy.
dotenvpara carregar variáveis de ambiente a partir de um arquivo.env.ospara interagir com o sistema operacional.base64para codificar as credenciais em Base64.requestspara realizar solicitações HTTP.pprintpara exibir os dados de forma mais legível.
Todos os scripts possuem um README interno com descrições de suas funcionalidades
Neste arquivo é um exemplo de como coletar o top 50 músicas mais ouvidas no brasil desde os anos 2000, consturir um data frame com essas informações e por fim envialas ao Google planilhas.
Em capturando_dados_de_musicas você pode capturar o dados de uma músicas especifica passando o nome do artista e nome da música dentro do dicionário, é importante lembrar que os nomes devem estar iguais aos nomes cadastrados dentro do spotify fique atento a expressões como "feat", "live" e "&" podem gerar confusão, como padrão é aconcelado utilizar aspas duplas na descrição dos nomes.
Para essa implementação em especial será necessario o ID da playlist pode ser encontrar no URL do spotify web localixado após "playlist/"